Uma vez Sintomas e Rubricas tenham sido adicionados à Análise, é hora de examinar os resultados.
Esses resultados são exibidos do lado direito da janela.
Há basicamente dois modos de visualizar o resultado da análise:
- uma visão geral de resultados múltiplos, baseada na mesma análise;
- uma visão detalhada de um único resultado.
Alternativamente, pode-se fazer uma análise para Reinos & Famílias em vez de remédios individuais.
A visualização de resultados múltiplos pode ser selecionada. (Opção de menu Análise / Lista simples, botão da barra de ferramentas
).
Ela ficará parecida com isto:
Os resultados-padrão nesta figura significam o seguinte:
Normal Este é o resultado-padrão de análise, baseado em parâmetros de fábrica. Remédios pequenos Neste resultado, atribui-se maior importância aos remédios menores do que aos remédios grandes (policrestos). Isso compensa a ocorrência desigual de remédios ao longo do repertório. Os policrestos não são deixados de fora da análise; apenas reduz-se a sua dominância. Rubricas pequenas Neste resultado, atribui-se maior importância às rubricas com poucos remédios do que às rubricas com muitos remédios. Desse modo, as rubricas mais características têm maior impacto sobre o resultado do que as rubricas comuns. Bönninghausen Neste tipo de análise, um remédio é avaliado com base em sua ocorrência em rubricas análogas do repertório.
A análise de Bönninghausen é utilizada principalmente com as rubricas maiores e mais genéricas. Outrossim, a correção relativa a rubricas opostas é mais importante. Para informações mais completas, veja Análise – Bönninghausen.Contagem simples Esta é uma avaliação muito simples, como aquela feita antigamente, com apenas lápis e papel. Para todas as rubricas incluídas na análise, a graduação de todos os remédios é simplesmente somada.
Talvez você não esteja sempre interessado em todos os métodos padrão de análise que o Complete Dynamics lhe oferece.
Você pode decidir quais análises são exibidas e em que ordem devem ocorrer.
Você pode mudar isso nas configurações Preferences. Ver seção Preferences para informações adicionais.
Quando você olha para o resultado na figura acima, nota que não aparecem números. Tudo o que você vê é uma barra ao lado de cada remédio, mostrando a importância relativa dele. Os remédios são organizados em ordem de importância. Quanto menor a barra colorida, menos importante é o remédio no resultado dado.
Se você mover o mouse sobre o nome do remédio, informações mais detalhadas são exibidas na área de mensagem da janela, na parte inferior da tela.
Se o mouse for movido sobre chin, por exemplo, a área de mensagem exibe:
Isto significa que este é o verbete número 4, que chin é abreviação do remédio China officinalis, tem uma importância relativa de 45% se comparado com o remédio mais cotado (coff), e que o remédio ocorreu em 8 das rubricas incluídas, e em 3 sintomas.
Se você preferir ver números no resultado, pode acionar o botão. (Opção de menu Análise / Exibir números, botão da barra de ferramentas
).
O resultado será parecido com isto:
Em algumas situações, talvez você não queira organizar o resultado em ordem de importância, mas sim de acordo com o número de sintomas e rubricas em que determinado remédio ocorre.
Você poderá, então, acionar o botão
da barra de ferramentas, significando ‘Ordene a análise com base no número de sintomas/rubricas’. (Opção de menu Análise / Ordenar por somatório, botão da barra de ferramentas
).
Muitas vezes, pode ser conveniente reconhecer rapidamente quais remédios já foram prescritos a um paciente.
Todos os remédios que foram previamente prescritos, estão marcados com um ponto atrás do nome.
Você pode ver rapidamente a relação entre rubricas e remédios clicando numa rubrica ou num remédio, no resultado.
Os remédios ou rubricas correspondentes são então impressos numa cor realçada.
Exemplo: Clicar na rubrica Mente; sensível, hipersensível; ruído, a; dolorosa sensibilidade a, exibirá o seguinte na área de resultado:
Num relance, você vê os remédios que estão naquela rubrica!
Exemplo: Clicar no remédio sulph exibirá o seguinte panorama de Sintoma e Rubrica:
E, num relance, você vê em que rubricas sulph ocorre. Além disso, o remédio selecionado é realçado nos outros resultados de análise também, de modo que você, instantaneamente, vê o ranking relativo nas diversas análises.
Até aqui tivemos uma visão geral das análises múltiplas. Passemos, agora, à visão detalhada de um único resultado de análise...
Uma visão mais detalhada de uma única análise pode ser mostrada como Tabela ou como Grade, segundo a sua preferência. (Opção de menu Análise / Tabela, botão da barra de ferramentas
, opção de menu Análise / Grade, botão da barra de ferramentas
).
A forma de Tabela fica assim:
A forma de Grade fica assim:
Desse modo, você percebe a relação entre rubricas e remédios numa única figura. É claro que isso só pode ser feito para uma única análise.
Abaixo da tabela você pode ver uma caixa de seleção em que lhe será possível alternar entre os resultados de análise disponíveis.
Os blocos ou pontos indicam que o remédio ocorre naquela rubrica:
Grau 1 Grau 2 Grau 3 Grau 4
Movendo o mouse sobre um marcador, você obterá informações detalhadas sobre o remédio presente nessa rubrica específica, inclusive dados do autor. As informações são novamente exibidas na área de mensagem, na parte inferior da tela. Movendo o mouse sobre o marcador azul no ponto em que se cruzam coff e Mente; animação, alegria, felicidade, as seguintes informações serão exibidas:
Basta clicar sobre o marcador para obter informações completas sobre o remédio:
Você pode mover o mouse sobre o nome de um remédio (no topo do resultado) para ter mais informações, exatamente como na visão panorâmica de resultados múltiplos, mostrada anteriormente. Outrossim, você pode realçar rubricas ou remédios clicando sobre eles:
E, é claro, os botões da barra de ferramentas
e
podem ser utilizados para exibir números ou mudar a sequência.
Em algumas situações, você não quer só ver os resultados mais importantes de uma análise, mas quer saber exatamente em que ponto determinado remédio ocorre nesses resultados.
Tudo que você precisa fazer é digitar a abreviatura do remédio no campo Localizar remédio, situado abaixo dos resultados da análise.
A análise se modifica, se necessário, pulando parte dos resultados para garantir que o seu remédio seja mostrado.
O remédio que você estiver procurando é automaticamente realçado para ficar mais visível para você.
Em vez de digitar o remédio no campo Localizar remédio, você pode também clicar no gráfico de resultado e simplesmente digitar ali.
Nesta situação, se você pressionar a tecla Escape, a seleção é desfeita.
Pode-se selecionar um enfoque de análise para Reinos & Famílias. (Opção de menu Análise / Reinos & famílias, botão da barra de ferramentas
).
O exemplo a seguir mostra um caso em que Stramonium foi o remédio selecionado.
Na análise de família, as famílias mais relevantes. As famílias que parecem ser de muito pouca relevância não são consideradas.
No exemplo, pode-se ver que as famílias mais relevantes são as Solanaceae e as Loganiaceae. As Solanaceae são evidentes, pois Stramonium é um membro das Solanaceae. Mas você provavelmente ia querer saber por que as Loganiaceae são consideradas relevantes também.
Dê um clique duplo nas Solanaceae e nas Loganiaceae. Agora aparecem informações adicionais na forma de resultados de análise múltipla para cada família. A primeira lista de análise é uma análise genérica para todos os remédios.
Sempre que você clicar numa família, num gráfico, ela é colocada do lado esquerdo das famílias acrescentadas. Assim, se você fosse clicar agora novamente em Solanaceae, elas seriam colocadas entre Standard e Loganiaceae.
Você pode exibir ou ocultar essa informação extra a qualquer tempo. (Botão da barra de ferramentas
Quando estudando a relevância de famílias em uma análise, é preciso ser capaz de ver as relações entre famílias e remédios.
Apenas clique numa família, no gráfico, para ver como seus remédios pontuam na análise. Você notará que também as famílias correspondentes ficam destacadas no gráfico de família. Isso lhe permite ver rapidamente como as famílias estão relacionadas.
Se você clicar no nome de um remédio, esse remédio ficará em destaque nas diferentes análises. Além disso, todas as famílias que contenham aquele remédio ficam destacadas no gráfico.
Normalmente, os resultados da análise exibem todos os remédios.
Você pode restringir os resultados a somente remédios que façam parte de dado Reino, Família, ou algum outro grupo.
Para isso, basta fazer uma seleção entre as opções da lista que surge na barra de ferramentas:
São predefinidos diversos grupos utilizados amiúde (minerais, plantas, animais, nosódios). Para selecionar outro grupo, simplesmente selecione a opção Outros... e uma caixa de diálogo aparecerá, na qual você poderá selecionar um dos grupos incluídos na seção Reinos & Famílias.
Se você assinalar a opção Permanently add to list, o grupo selecionado será adicionado permanentemente aos grupos padrões na lista. A próxima vez que você iniciar o programa, aquele grupo estará de novo na lista. Se mais tarde você quiser removê-lo, selecione o mesmo grupo de novo pela opção Other..., e desfaça a seleção.
O Analysis module oferece um mecanismo de filtração muito eficaz, baseado nos remédios das rubricas.
Com este filtro fica fácil limitar os remédios contidos na análise a remédios que ocorram em determinada rubrica ("eliminação"), ou combinação de rubricas.
O filtro é configurado usando-se um número de opções da barra de menu (Menu / Analysis / Filter), bem como o menu pop-up.
As opções disponíveis são:
Você geralmente começa ajustando o filtro para dada rubrica, porque espera que seus remédios ocorram nessa rubrica. Você então faz a sintonia fina do filtro com restrict ("deveria realmente ocorrer também aqui, mostre-me menos"), ou o filtro extend ("tudo bem se estiver aqui também, mostre-me mais").
No gráfico de análise de famílias, você pode modificar rapidamente o filtro de remédio baseado em famílias. As opções de filtro se encontram no menu popup em uma família. As opções são as mesmas que as descritas acima para o filtro baseado em Rubricas.
O uso dessas opções de filtro modifica o filtro de remédio nos outros resultados de análise. O próprio gráfico de análise de famílias nunca é filtrado, pois não consiste em remédios, mas em famílias.
Você pode facilmente filtrar os resultados de análise em qualquer família de que algum remédio faça parte. O filtro de família está disponível no menu popup de determinado remédio.
Com o Assistente de Layout de análise, você pode aplicar algumas de suas preferências ao resultado da análise, pressionando apenas um botão. (Opção de menu Análise / Assistente de Layout de análise, F2, botão da barra de ferramentas
).
Você pode configurar facilmente essas preferências. (Opção de menu Análise / Configuração do Assistente de Layout de análise, shift-F2).